segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os pensamentos ANARQUISTAS ainda vivem!

Quando falamos em anarquismo a primeira visão que passa pela cabeça de muitas pessoas é a de um lugar carente de uma organização, um lugar onde necessite de alguém para arrumar e organizar as coisas.
Mais o anarquismo não é bem isso. O anarquismo é um movimento onde as pessoas têm ideais libertários, as pessoas priorizam uma sociedade desvinculada do estado e da igreja e também das empresas privadas. Os ideais anarquistas é o de implantar uma sociedade mais justa, com igualdade e união entre os povos, para que ocorra uma organização sem precisar de ninguém mandar em ninguém, realizando entre si todas as funções da sociedade.
O movimento anarquista no Brasil, embora muitos não os percebam, acontece desde as primeiras fugas dos escravos para os quilombos, pois, eles não concordavam com a forma de trabalho, nem como eram tratados e começaram a buscar sua liberdade nos quilombos. A formação dos quilombos é a mesma base das idéias anarquista, viviam em grupos, onde eles produziam o que comer, sem ter nenhuma instituição governamental e nem religiosa os apoiando. Mesmo que os negros naquela ocasião não soubessem que esses ideais eram anarquistas, eles já utilizavam das visões libertárias nos quilombos.
A partir dai os ideais libertários vieram percorrendo por toda a trajetória de nosso país, cito que os movimentos sociais ainda hoje, estabelecem visões anarquistas, embora seja com ideais reformulados, mais ainda sim, questionam erros do estado ou de uma indústria privada e organizados pelos sindicatos, lutam por seus direitos, fazem greves e reivindica melhorias a classe.
Assim sendo, apesar de pouco se ouvir falar em “anarquismo” nos dias atuais, as visões e idéias imposta pelos idealizadores deste movimento não morreu, suas visões são utilizadas e postas em praticas em todo e qualquer movimento social das massas que reivindicam melhorias a sociedade.
Para firmar as idéias que descoro neste artigo, cito a frase de Adão Myszak:
"Os governos existirão enquanto os indivíduos não tiverem capacidade necessária para se conduzir."

Enquanto os cidadãos não forem organizados por si só, será impossível que os ideais anarquistas que são contrários ao estado, empresa privada e a igreja seja implantado, pois, somente após os indivíduos aprenderem a ter uma boa conduta por si só, as correntes ideológicas serão quebradas em nossa sociedade.
Portanto, as idéias anarquistas vivem na mente de todas as pessoas, pois, quem nunca não se revoltou por estar recebendo um baixo salário, por não terem um bom lugar para morar, por trabalhar tanto e não conseguir comprar nada. Sendo assim, ainda que não expresse ou esconda suas visões anarquistas dentro de cada um tem um pouco dos ideais “libertários” que os anarquistas tanto defendem.

Referências Bibliográficas:
http://www.amopoesias.com/frase-de-adao_myszak--3838.html
http://www.imotion.com.br/frases/?p=7011
http://sitequente.com/frases/governo.html

Um comentário:

  1. Perfeito!!!
    Este texto retrata muito bem a idéia do Anarquismo e suas competencias.
    Explica muito bem sobre o que é o Anarquismo:O anarquismo é um movimento onde as pessoas têm ideais libertários, as pessoas priorizam uma sociedade desvinculada do estado e da igreja e também das empresas privadas. Os ideais anarquistas é o de implantar uma sociedade mais justa, com igualdade e união entre os povos, para que ocorra uma organização sem precisar de ninguém mandar em ninguém, realizando entre si todas as funções da sociedade.
    Adoreiii o texto..

    ResponderExcluir

Estrela vermelha!

Estrela vermelha!
Reflitam!